News

Keyword
Month/year
 
 
 
 

Bolsa de Investigação no âmbito do projeto FCT-PTDC/MAT-ANA/1275/2014

May 11, 2017

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para os titulares do grau de Mestre no âmbito do projeto FCT-PTDC/MAT-ANA/1275/2014, designado por “Propriedades globais de soluções das equações de Einstein”, Refª. FCT PTDC/MAT-ANA/1275/2014, financiado pelo Orçamento do Estado (OE), nas seguintes condições:

 

1. Duração e Regime de Actividade: Duração de 4 meses, com início previsto em 15 de Junho de 2017, conforme regulamento de formação avançada dos recursos humanos da FCT (http://www.fct.mctes.pt/pt/apoios/formacao/ambitoprojectos) e regulamento de bolsas do ISCTE-IUL. O candidato será sujeito a um período de avaliação inicial de um mês.

 

2. Área científica e objecto de actividade: Matemática. A bolsa tem por objetivos a participação nas várias tarefas de investigação do projeto. O candidato vai realizar um estudo matemático de modelos cosmológicos usando técnicas de Análise e Sistemas Dinâmicos em Relatividade Geral.

 

3. Orientação Científica: João Lopes Costa, Filipe Mena e Artur Alho

 

4. Formação requerida: Podem candidatar-se a esta bolsa Mestres nas áreas da  Matemática ou Física e áreas afins. Os candidatos devem possuir experiência comprovada em Relatividade Geral, com particular ênfase na análise matemática de modelos cosmológicos em áreas relevantes para o projeto. O dossiê de candidatura deve incluir informações detalhadas sobre o perfil dos candidatos, com referência explícita à experiência do candidato nas áreas indicadas.

 

5. Remuneração: De acordo com a tabela de valores das Bolsas de Investigação no país, atribuídas pela FCT (€980.00/mês).

 

6. Documentos de Candidatura: As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura explicitando as motivações e interesses científicos do(a) candidato(a), acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes para a adequada apreciação da candidatura.

 

As candidaturas poderão ser enviadas por e-mail para jlca@iscte.pt, ou entregues, pessoalmente, durante o período 09h00 - 12h30 e 14h00 - 17h30, na morada a seguir indicada, ou ainda remetidas por correio para:

 

Departamento de Matemática

ISCTE - INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DE LISBOA

Av.ª das Forças Armadas, 1649-026 Lisboa

A/C Doutor João Lopes Costa

E-mail: jlca@iscte.pt

 

7. O júri que fizer a selecção dos candidatos poderá requerer-lhes entrevista ou outra prestação presencial. O júri seleccionará e ordenará os candidatos cujo currículo tenha a qualidade julgada suficiente para o efeito.

 

8. Data de início e de conclusão do prazo do Concurso: De 15 Maio a 26 de Maio de 2017. Os resultados da selecção serão divulgados a 30 de Maio de 2017.

 

9. Composição do Júri de Seleção: Doutor João Lopes Costa, Doutor Filipe Mena e Doutor Artur Alho.

 

10. Métodos de seleção: A seriação será efetuada de acordo com a seguinte metodologia:

1) avaliação curricular com a ponderação de 35 % (nomeadamente a média final de curso e a área de formação);

2) experiência comprovada na área do projeto nomeadamente em Relatividade Geral e Cosmologia Matemática com a ponderação de 40 %;

3) produção científica com a ponderação de 25%.

 

Bolsa de Investigação no âmbito do projecto PTDC/MHCPSO/1044/2014

May 11, 2017

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) no âmbito do projeto “Team cognition, adaptation and multiteam systems in dynamic environments” (Referência: PTDC/MHCPSO/1044/2014), financiado por fundos nacionais através da FCT nas seguintes condições:

 

1. Área científica: Comportamento Organizacional

 

2. Requisitos de admissão: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações, em Gestão de Recursos Humanos, em Comportamento Organizacional ou área científica afim. Bons conhecimentos e experiência de Metodologia de Investigação Científica. Bom domínio da língua inglesa (falado e escrito). Experiência na condução de estudos quantitativos preferencialmente ao nível das equipas de trabalho.

 

3. Plano de Trabalhos: Revisão de literatura sobre cognição de equipa, processos de adaptação e eficácia do trabalho em equipa em sistemas muti-equipas. Apoio no desenvolvimento das tarefas experimentais e na recolha de dados. Cálculo dos modelos mentais das equipas através de programa de “network analysis”. Elaboração de artigos científicos.

 

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCT em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf ).

 

4.Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido na BRU-IUL – Business Research Unit do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), sob a orientação científica da Professora Doutora Ana Margarida Passos

 

5. Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em setembro de 2017. O contrato de bolsa poderá ser renovado por um período adicional de 12 meses.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 980,00, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores.phtml.pt ).

 

6. Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular (70%), e entrevista individual (30%). Só os três primeiros classificados na parte curricular serão submetidos a entrevista.

 

7. Composição do Júri de Seleção: Presidente do Júri: Professora Doutora Ana Margarida Passos

Vogais efetivos: Professora Doutora Catarina Marques Santos e Professora Doutora Silvia Dello Russo

Vogais Suplentes: Professor Doutor Aristides Ferreira e Professora Doutora Sílvia Silva

 

8. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

 

9. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 29 de maio a 23 de junho de 2017.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, cópia do certificado de habilitações, duas cartas de recomendação e outros documentos considerados relevantes.

 

As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente, durante o período das 10.30h às 16.30h (horário de expediente) na morada a seguir indicada, remetidas por correio para BRU-IUL, Av. Das Forças Armadas, Edifício ISCTE-IUL, 1649-026 Lisboa ou enviadas por email para ana.passos@iscte.pt

 

Bolsa de Investigação (BI) –BRU-IUL/BI01/2017

April 10, 2017

Área científica genérica: Matemática / Estatística

 

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito da UNIDE-IUL (Business Research Unit, BRU-IUL) do ISCTE –IUL, financiadas pelo Projeto Estratégico (UID/GES/00315/2013) através da FCT Fundação para a Ciência e Tecnologia, nas seguintes condições:

 

1. Duração e Regime de Atividade: Duração de 6 meses, eventualmente renovável até ao final do Projeto Estratégico (UID/GES/00315/2013) com início previsto para 15 de Maio de 2017, em regime de exclusividade, conforme regulamento de formação avançada de recursos humanos da FCT para Bolsas de Investigação BI (www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf).

 

2. Objecto de Actividade:

Participação em diversas atividades do centro de investigação, designadamente pesquisa bibliográfica, preparação de dados para análise estatística, programação e aplicação de modelos estatísticos de análise de dados. O candidato deve, pois, ter capacidade e motivação para investigação aplicada, capacidade de trabalho em equipa, e disponibilidade para dedicação exclusiva.

 

3. Orientação Científica: A atividade do Bolseiro será orientada pela Diretora do Centro de Investigação, Professora Maria de Fátima Salgueiro. A instituição de acolhimento será o ISCTE-IUL.

 

4. Requisitos de Admissão: A Bolsa de Investigação é destinada a Mestres em Estatística, Matemática ou áreas afins.

O domínio da língua inglesa, falada e escrita, é considerado requisito obrigatório.

Conhecimentos de software estatísticos, designadamente programação em R, são considerados como requisito preferencial.

 

5. Remuneração: De acordo com a tabela de valores das Bolsas de Investigação no país atribuídas pela FCT (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), mais Seguro Social Voluntário e Seguro de Acidentes de Trabalho.

 

6. Documentos de Candidatura: Curriculum Vitae, Carta de Motivação, Cópia do(s) Certificado(s) de Habilitações, fotocópia do BI , Número de Contribuinte, duas Cartas de Recomendação e outros documentos considerados relevantes.

As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico para bru-unide@iscte.pt  com a indicação da referência “Candidatura a Bolsa BI01/2017”. Poderá ser realizada uma entrevista para avaliar a adequação dos candidatos à boa execução das tarefas.

 

7. Júri:

O júri responsável pela seleção será constituído pelos Professores Maria de Fátima Salgueiro, Catarina Marques e Paula Vicente.

 

8. Datas de Início e de conclusão do Concurso: 10 de Abril a 21 de Abril de 2017.

 

Fellowship Announcement - Research Management Assistant- BRU-IUL/BGCT01/2017

April 06, 2017

Within the BRU-IUL Strategic Program (UID/GES/00315/2013), financed by the Fundação para a Ciência e Tecnologia, a “Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia” is open with the following conditions and characteristics:

 

1. Duration and Place: 6 months, starting in date to be agreed, from May 15, 2017. Renewal is possible but subject to budget availability and performance assessment.

The work will be carried out at the Business Research Unit of ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, in Lisbon, Portugal.

 

2. Scientific area and activities: The fellowship fits in the area of research management and it is intended to support the implementation of the strategic plan of the Business Research Unit of ISCTE – IUL.

 

The appointed person will be involved in:

1)     Support BRU administrative processes

2)     Support the preparation of the unit’s activity reports

3)     Assist BRU-IUL Project Management

 

3. Background and Experience:

  • Preference will be given to: 
    • Degree in Management, Economics, Finance, Accounting, Business administration, and related fields
    • Ability to work in a team
    • Ability to work by goal-setting
    • Proficiency in using Excel
    • Proficiency in English – speaking and writing

 

4. Compensation: established considering the regulations of the FCT Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia and the level of Experience, plus voluntary social security and work accidents insurance.

 

5. How to Apply: Send a PDF file with detailed Curriculum Vitae, copy of Diplomas of the Degrees obtained, motivation letter and two recommendation letters.

The application should be addressed to bru-unide@iscte.pt , specifying in the subject “Application for Research Management Assistant –ref. BRU-IUL/BGCT01/2017”.

 

6. Committee: The evaluation committee is from by Maria de Fátima Salgueiro, Vesna Bozanic and Silvia Silva. Interviews may be used to select the candidate whose background best fits the job requirements.

 

7. Deadline for applications: From April 6 to April 21, 2017.

 

Bolsas de iniciação cientifica (BIC) – BRU-IUL/BIC01/2017

April 06, 2017

Área científica genérica: Economia e Gestão


Estão abertas candidaturas para quatro lugares de Bolseiro de Iniciação Científica no âmbito da UNIDE-IUL (Business Research Unit, BRU-IUL) do ISCTE–IUL, financiadas pelo Projeto Estratégico (UID/GES/00315/2013) através da FCT Fundação para a Ciência e Tecnologia.

 

As bolsas terão por finalidade e objeto o desenvolvimento de atividades de investigação e decorrerão no âmbito das atividades de investigação dos Grupos da UNIDE-IUL .

 

Cada bolsa terá a duração de 6 meses, eventualmente renovável até ao final do Projecto Estratégico (UID/GES/00315/2013).

 

Os destinatários da bolsa são estudantes inscritos pela primeira vez num 1.º ciclo do ensino superior ou em mestrado integrado, nas áreas de Economia, Gestão, Finanças, Gestão de Recursos Humanos ou áreas afins.

 

Os bolseiros participarão em trabalhos de investigação na área de Economia, apoiando os membros do Grupo de Economia da UNIDE-IUL na realização de diversas atividades, tais como: pesquisa bibliográfica sobre temas de investigação relevantes para o Grupo; recolha, tratamento e análise de dados; e elaboração de relatórios sobre os resultados obtidos. O trabalho será desenvolvido sob a orientação científica do Coordenador do Grupo.

 

O montante da bolsa mensal corresponde a € 385, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).

Os critérios de avaliação das candidaturas serão: avaliação curricular e entrevista.

 

O júri responsável pela seleção será constituído por: Joaquim Ramalho, Alexandra Ferreira Lopes e Catarina Roseta Palma.

 

Das candidaturas deverão constar os seguintes documentos: Carta de Motivação, Curriculum vitae detalhado, Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte; Cartas de recomendação, outros elementos considerados relevantes.

 

O prazo de receção das candidaturas é de 6 de Abril a 21 Abril de 2017.

 

O inicio previsto das bolsas é 15 de Maio 2017.

 

A atribuição de bolsa tem por base a Lei nº. 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf) .

 

As candidaturas deverão ser dirigidas por email para bru-unide@iscte.pt com a indicação da referência “Candidatura a bolsa BRU-IUL/BIC01/2017”.

 

Marie Skłodowska-Curie (MSCA) Individual Fellowships H2020-MSCA-IF-2017

April 05, 2017

BRU-IUL would like to call your attention to the forthcoming call for Marie Skłodowska-Curie (MSCA) Individual Fellowships H2020-MSCA-IF-2017 that will open on 11th April, with the deadline 14th September 2017.  

 

MSCA program is specifically designed in promoting international mobility of the researchers.

 

Therefore, the BRU-IUL would like to call your attention that this call may be good opportunity for your collaborator(s) from foreign institutions, that are interested in coming here to BRU-IUL, to conduct a productive scientific collaboration with MSCA funding.

 

The mobility rule must be complied: Researcher funded by the MSCA program must not have resided or carried out their main activity (work, studies, etc.) in the country of the host institution for more than 12 months in the 3 years immediately before the call deadline.

 

Individual fellowships (IF) are designated for an experienced researchers. 

Experienced Researcher must, at the date of the call deadline, be in possession of a doctoral degree or have at least four years of full-time equivalent research experience. Proposal should be submitted by the researcher in liaison with the host institution.

 

In the MSCA Regulations document Horizon 2020 Work Program 2016 - 2017 you can check the conditions specific for the Individual Fellowships.